Translate

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dilma não veta, anarquiza

Dilma sancionou o a lei do Ato Médico com vetos no fundamental. Essa lei foi aprovada após 11 anos de debate no Congresso Nacional. Sancionar a lei com tantos vetos teria sido mais honesto vetar integralmente e devolver ao Congresso para ajustes.

A saúde no Brasil está um caos. A lei protegeria os próprios médicos contra a propaganda abusiva das associações de especialistas que transformam o médico generalista em um clandestino em sua profissão e protegeria profissionais responsáveis da área de saúde de serem obrigados a praticar aquilo para qual não receberam treinamento.

Enfermeiros são obrigados a diagnosticarem e medicar pacientes no serviço público em razão da falta de médicos, especialmente no PSF do governo federal. Esse foi um dos pontos que descaradamente Dilma usou como justificativa para vetar. Essa desorganização afasta do PSF profissionais da área.

Em teoria, em rede nacional, líderes das categorias são contra o ato médico, na prática o dentista não arranca dentes de diabéticos, hipertenso, etc, sem atestado médico, a enfermeira não diagnostica,  medica e manda embora, a academia de ginástica não dispensa o atestado médico. Não se  faz medicina sem equipe de saúde, mas ato médico e seus riscos na prática, no dia-a-dia, excetuando médicos, nenhum profissional assume e se responsabiliza e nem irá se responsabilziar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário