O PIG até o último dia do governo Lula combateu o trem-bala. Todas as críticas possíveis e imagináveis foram despejada contra o projeto considerado faraônico: Um exemplo nesse post de Reinaldo Azevedo em 21 de novembro de 2010:
O trem-bala é uma “dazobissessão” de Lula, o homem do nunca antes na história “destepaiz“. E contaminou também a sua sucessora, Dilma Rousseff, para quem embarcar nessa maluquice é uma questão de coragem e ousadia. Sem dúvida! A questão é saber com que dinheiro eles fazem essa loucura sair da estação do delírio. E o dinheiro é o nosso. O governo faz de tudo. Já colocou o BNDES como o garantidor da estrovenga. As empreiteiras podem entrar de cabeça, anuncia o governo, que está tudo garantido. Mesmo assim elas relutam. Imaginem: há empreiteiros com receio da megalomania do governo!!! Isso dá uma medida do problema. O Planalto pressiona os fundos de pensão, a maioria comandada por petistas, a entrar no investimento. Pois é. Atenção para um trecho da reportagem de Fábio Portela na VEJA desta semana:
(…)
[no Brasil] Faltam estradas asfaltadas e bem sinalizadas, ferrovias para transportar cargas e passageiros, redes de metrô, portos eficientes, aeroportos decentes (e profissionais decentes para operá-los) e por aí vai. O governo do PT, no entanto, encasquetou que o principal investimento em transporte a ser feito pelo país tem de ser uma obra bilionária e de necessidade duvidosa: um trem de alta velocidade que ligará Campinas ao Rio de Janeiro, passando por São Paulo. O custo deixou de ser uma fábula para se tornar uma piada. A estimativa inicial, que era de 19 bilhões, já passou oficialmente para 33,1 bilhões de reais. A licitação para a construção desse portento da engenharia está marcada para o próximo dia 29. Curiosamente, até agora há apenas um grupo interessado no negócio, liderado por estatais da Coréia do Sul. Empresários nacionais e outras companhias estrangeiras não parecem animados a participar. Para evitar o vexame que será produzido se a licitação contar com apenas um participante, o governo tenta convencer alguns empresários, especialmente chineses, a formar ao menos mais um consórcio para entrar na disputa
Pois bem. Empossada Dilma, algumas semanas depois a Veja trouxe uma reportagem onde dizia, que o entendimento entre os governos do Rio de Janeiro e São Paulo viabilizou o trem-bala, como se isso fizesse diferença para a viabilização do projeto. E assim sumiu como em um passe de mágica toda argumentação do PIG contra o projeto considerado faraônico, que teve até interferência do TCU. Agora ninguém é contra, os correios já anunciaram o seu vagão no trem-bala, a Eletrobras, controlada por FHC, já é sócia no projeto. E o TCU esqueceu o assunto. Ou seja, a corrupção do governo Dilma, após seu acordo com o PIG, chegou com uma velocidade espantosa...
eu sou a favor do trem-bala sim, pois eles não detonado zilhões na construção do trem-bala, com certeza vão detonar em outras mamatas, sendo assim, ao menos teriamos ele ...
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