Translate

sábado, 13 de novembro de 2010

Chico Buarque no Ministério da Cultura

Chico Buarque ganhou o prêmio Jabuti com Leite Derramado, seu último romance, considerado na crítica literária como o ponto alto de sua carreira de escritor. Chico é um camarada de posições claras, abertas. E foi assim seu apoio à candidatura de Dilma. Por conta disso o patrulhamento da direita raivosa se voltou contra ele, acusando-o de ter ganhado o Jabuti em função de ingerência políticas. Por essa razão a Editora Record abandonou o prêmio:

Em 2010, o Grupo Editorial Record deixou o prêmio por não concordar com os critérios de avaliação das publicações e concessão dos prêmios. O presidente do grupo, Sergio Machado, disse que "não compactua com uma comédia de erros", e que o "Jabuti virou um concurso de beleza, com critérios de programas como os de Faustão e Silvio Santos" e "pautado por critérios políticos, sejam da grande política nacional, sejam da pequena política do setor livreiro-editorial". ( Wikipedia)


E Chico já ganhou o Jabuti em 2004 com Budapeste. Também suscitou alguma polêmica porque na categoria romance o livro recebeu mençao honrosa, o que significava terceiro Lugar. Acontece que o livro do ano é escolhido pelo mercado editorial e foi nesta que Chico venceu em 2004 e agora...As outras categorias são escolhidas por 20 jurados...

Mas para não deixar os patrulhadores frustrados, Chico seria um ótimo nome para o Ministério da Cultura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário