Translate

domingo, 23 de junho de 2013

Contra a PEC 37 sem ter conhecimento sobre a PEC 37

Em São Paulo, rua da Consolação, 35 mil pessoas foram às ruas neste sábado contra a PEC 37 sem ter conhecimento sobre o que é a PEC 37.  Ouvem que a PEC, que limita o poder de investigação do Ministério Público, vai favorecer a corrupção. O exemplo que a mídia usa é que sem o MP o mensalão do PT não teria sido julgado e condenado. Pois é justamente esse o ponto crítico do MP. Julgaram o mensalão do PT que tinha 40 acusados e cuja denúncia é de 2005 e engavetaram o mensalão do PSDB que é de 1998 e  tem três denunciados, Eduardo Azeredo- PSDB, então governador de Minas Gerais, Marcos Valério, o mesmo do mensalão do PT e Clésio Andrade, que era vice-governador. Por que a denúncia de 2005 mereceu mais empenho do MP?

O Ministério Público investiga 1 em cada 100 processos criminais, mas tem papel relevante . Não fosse o MP não teria havido a denúncia que originou a investigação do mensalão mineiro. Por outro lado durante os 8 anos de mandato de FHC, o procurador-geral,  Geraldo Brindeiro, foi acusado de engavetar 600 denúncias contra o governo. Não investigava a gestão FHC .

O que a PEC 37 pretende é que o MP denuncie, a polícia investigue e judiciário julgue, porque esse é o papel constitucional. A favor da PEC 37 estão a OAB e muitos juristas. Isto não é coisa para ser influenciada pelas ruas, que carrega apenas cartazes que são habilmente preparados no facebook por gente especializada a serviço do poderosos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário