Translate

domingo, 25 de agosto de 2013

A fila do SUS

A espera por uma consulta especializada no SUS pode chegar a dois anos.  Apenas  um hospital de Curitiba tinha recentemente uma lista de espera para ortopedia de 26 000 pessoas. Em Lages-SC a lista de espera para oftalmologia é de 3600  pessoas. Esse é o padrão das demais cidades brasileiras, Nos grotões faltam clínicos gerais, no resto do país faltam especialistas. Pessoas morrem nas filas. Quando o tamanho da fila torna-se imoral fazem um mutirão, em um mês nova fila já está formada... O próximo mutirão levará anos.

A pergunta é: Por que Dilma quer trazer médicos cubanos para os grotões e não se preocupa com as filas de pacientes na lista de espera para consultar um médico especialista, para fazer uma cirurgia cardíaca, fazer quimioterapia, fazer biopsia, fazer tomografia, etc? Simples. É dessa fila do SUS que saem o atendimento da medicina privada...Ela quando quer discutir política de saúde almoça no Sírio- Libanês. 

Dilma deveria importar ortopedista cubano, endocrinologista cubano, oncologista cubano, reumatologista cubano, dermatologista cubano, oftalmologista cubano, etc, porque estes estão em falta no SUS. A importação de clínicos gerais é mera demagogia, Afinal, depois que o clínico cubano revalidar seu diploma, o que impede deixar a cidade nos confins e buscar emprego com melhores condições de trabalho?

Dilma traz médicos estrangeiros para trabalhar na atenção básica da saúde, que com o advento do PSF universalizou o atendimento médico e colocou o Brasil como modelo para o mundo. No entanto o atendimento de média e alta complexidade continua sucateado e obviamente não será alterado com a importação destes médicos, independentes da qualificação dos profissionais.

A realidade é que aplaudir a importação deste médicos com a carteira da Unimed do bolso é fácil. Já o paciente que está esperando há anos para fazer uma cirurgia cardíaca ou uma ressonância que lhe traga um diagnóstico não tem o que comemorar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário