Translate

quinta-feira, 28 de março de 2013

MEC ou Merda

Uma piada circula na net. Diz-que uma pessoa quando vai escolher uma faculdade ou universidade deve procurar saber se a instituição é reconhecida pelo MEC. Caso seja, a pessoa pode ficar tranquilo porque á instituição é uma merda.

Engraçado é que essa piada não é uma piada. Trata-se da mais pura verdade. O MEC não vale nada, não serve nem de adubo. Esta semana o MEC com seu ministro muito sério assinou a capitulação diante da OAB. A cerimônia teve até foto. A OAB vai continuar a validar os diplomas para o exercício da advocacia e o MEC vai fechar cursos em que o índice de reprovação no exame da OAB seja muito alto. Cada diploma deste é expedido pela instituição reconhecida e fiscalizada pelo MEC após  a aprovação do aluno, quando então é entregue em uma cerimônia, onde há muita emoção e  muita festa. Depois vem a OAB e joga o diploma fora.

Na medicina os cursos de especialização, mestrado e doutorado reconhecido pelo MEC não valem nada. O que valem são títulos de especialistas expedido pelas associações de especialidades. Um resolução do ano passado proíbe que o médico coloque , por exemplo, o título de doutor que possua, sem que esteja inscrito na associação da especialidade.

Médicos sem título de especialistas são tratados como charlatões e 90% dos advogados diplomados não podem exercer sua profissão. O título de especialistas dos médicos que não fizeram residência seria democrático se as exigência para aceitar uma inscrição para o exame não fossem descabidas. Já a prova da OAB é feita com a intenção de reprovar. 80% dos advogados, inscritos na OAB, não passariam na prova...

O MEC não vai fechar curso porque sequer controla o número de cursos. O MEC fecha, a instituição entra na justiça e o curso volta a funcionar. 

O regime do Brasil é de estelionato educacional. Cursos de Direito existem por todos lados, mas a OAB filtra controlando o números de advogados que entram na profissão. Na medicina no SUS há um especialista para cada 500 mil habitantes, enquanto os médicos sem títulos de especialistas, cada dia mais desacreditados, são 3 para cada 1000 habitantes, como determina a OMS...Um especialista para a população pobre só pagando a consulta que acaba saindo do magro salário, o que vai significar economia na feira.

O MEC é uma merda mesmo... Uma instituição desmoralizada.


Um comentário: