Translate

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SUS na Olimpíada



O NHS, Sistema Nacional de Saúde da Inglaterra,  foi homenageado na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, realizada no dia 27 de julho de 2012. Essa homenagem não fez sucesso na nossa mídia, não suscitou debates. O NHS é o nosso SUS, A diferença é que lá o sistema de saúde funciona tão bem, desde 1948, que virou um patrimônio nacional. 

O NHS , funciona de maneira simples O cidadão faz uma inscrição no consultório do GP, o clínico geral.. Quando necessita de especialista, o GP encaminha, Acidentes e urgências são atendidos nos hospitais. A pessoa que não está inscrito no GP é atendido no centro de saúde. Caso precise de um interprete isto é providenciado. Todo esse sistema é custeado pelo governo e oferecido a todos cidadãos do Reino Unido e imigrantes. 

Diferença do SUS: Aqui o clínico geral não é respeitado.  A pessoa com cefaléia quer um neurologista, com gastrite quer um gastroenterologista, dor lombar quer um ortopedista, ficou triste e deprimido quer um psiquiatra... E não existem esses especialistas. A espera chega a dois anos. Um cidade de 300 mil habitantes vai ter um neurologista no serviço público, dois psiquiatras, etc. A propaganda da especialidade é tanta que o clínico geral se transformou em um clandestino na própria profissão, desacreditado, desrespeitado e mal remunerado. O paciente é tratado e curado pelo clínico geral enquanto espera e suspira por uma consulta do semideus especialista.

Os poucos especialistas também não seriam suficientes para atender os pacientes que realmente fossem encaminhados por decisão do médico e não do paciente. O atendimento hospitalar do SUS é praticamente um arremedo do que seria um atendimento médico. O contribuinte não tem o retorno dos impostos pagos. Aqui no Brasil a medicina privada não permite que o SUS funcione. O truste da medicina privada indica o ministro da saúde e coloca os melhores hospitais privados atendendo os políticos de graça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário