Translate

domingo, 1 de setembro de 2013

Criança Esperança e o imposto de renda


As doações feitas ao Criança Esperança da Globo não são descontadas no imposto de renda. Isto gerou a suspeita que a Globo pudesse abater no próprio Imposto de Renda. A emissora diz que não, que o dinheiro vai para a conta da Unesco, que não é dedutível. Acontece que essa doação é dedutível, desde que a pessoa física ou jurídica, faça para FIA, Fundo da Infância e Adolescência, do próprio município.


Todo cidadão pode dedicar parte de seu imposto de renda a projetos sociais. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), toda pessoa física pode destinar até 6% de seu imposto devido diretamente aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente de qualquer localidade (estadual ou municipal) que tenha esse órgão regulamentado.

Dessa forma, é possível contribuir para que crianças e adolescentes brasileiros tenham seus direitos garantidos. Para pessoa jurídica, tributada pelo lucro real, a destinação é de até 1%.

Os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, previstos no ECA, existem nas instâncias federal, estadual e municipal, para complementar recursos financeiros, tanto de origem governamental como da sociedade civil, a fim de garantir a execução da política dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Esses Fundos são administrados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, formados por representantes da sociedade civil e do governo. Os Conselhos têm o papel de deliberar e controlar ações com foco em crianças e adolescentes e, por consequência, o uso dos recursos destinados aos referidos Fundos...
Este texto em itálico é do site do Itau, que explica passo a passo como fazer a doação.  Criança Esperança é um show com patrocínio milionário, cujas doações não dedutíveis são depositadas na Unesco e aplicados em Ongs e instituições que a Globo aponta...A sua cidade recebe algum projeto do Criança Esperança? Doe seu dinheiro à sua cidade e deduza do IRPF.



Nenhum comentário:

Postar um comentário