Translate

sexta-feira, 20 de julho de 2012

A indústria da gripe

Em 2010, Lula liquidou com a gripe A vacinando 80 milhões de pessoas. A epidemia de gripe tinha causado no ano anterior uma tragédia, vitimando principalmente o adulto jovem. Presume-se na epidemiologia que os mais velhos, que nasceram antes de 1960 tenham tido contado com H1N1, remanescente da gripe espanhola que matou milhões de pessoas no mundo e criaram resistencia. O vírus saiu de circulação para voltar na pandemia de 2009. Mais de 90% das mortes foram de adultos jovens,  faixa etária sem óbitos nas gripes sazonais.

Lula comprou 80 milhões de vacina e incluiu o adulto jovem como público alvo na vacinação. A estratégia fez de 2010 um ano quase sem gripes. A decisão de vacinar em massa provocou uma onda de ataques na mídia. Colocaram a compra da vacina como desperdício de dinheiro público, que havia um exagero no alarme da gripe A e bateram sem dó nem nem piedade em Lula. 2010 foi um ano péssimo para a indústria farmacêutica e clínicas particulares. O tradicional lucro fabuloso da gripe foi ladeira abaixo. O antiviral Tamiflu foi distribuído gratuitamente à população. A mortalidade caiu para menos de 110 vítimas contra 2060 óbitos em 2009. Em 2010 houve mas vítimas no norte e nordeste, região menos vacinada porque esteve fora da tragédia de 2009. Lula havia vencido a gripe, mas o inimigos não queriam essa vacinação em massa, que afetava a indústria da doença.

Dilma obediente a essas forças já não tão ocultas reduziu a vacinação para apenas 20 milhões de pessoas, apenas idosos, gestantes, crianças e profissionais de saúde. Vacinou 87% desse público e  0% da faixa etária, o adulto jovem, que tem menos resistência a gripe A.  Isto sem nenhuma explicação ou justificativa. A mídia ficou feliz. Anúncios milionários de Benegrip com Ronaldo Gordo, Apracur, e a vacina em clínicas particulares custa cem reais... Por essa razão, o ministro da saúde não tem que se explicar. Uma epidemia de gripe que enluta famílias rende bilhões...Essa é a verdade dos fatos!

Gripe não é mais doença pra se tratar coma brincadeiras. Antigripais podem apenas mascarar os sintomas e o médico pode não prescrever o Tamiflu. A gripe A também tem agora quadros atípicos, cursa sem os característicos sintomas de todas gripes, o que dificulta o diagnóstico.  A vacina é a única estratégia que realmente funciona e salva vidas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário