Translate

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A lente desinvertida do BBB


A dicotomia deste BBB entre Selva versus Praia traduz uma realidade desinvertida. No BBB a Praia simboliza o bem, o bom caráter, a humildade, a paciência, entre outras virtudes e por isso são os heróis do programa. A Selva é maquiávelica, imoral, arrogante, narcisista.  O público decide isto com base em um monitoramento implacável 24 horas por dia. Nada passa despercebido. A mais leve expressão facial é captada, um olhar de esguelha, as conversas miúdas. Pouco a pouco um caráter vai se formando para o público. Mulheres entram deusas e vão perdendo a beleza ao longo do confinamento. Laísa é um exemplo. Eliminada com 88% de votos, a maior rejeição feminina da história do programa. Ela acreditava que estava seduzindo o público aqui fora.

O telespectador tem poderes de um demiurgo no BBB e os usa. Alguém vai ser premiado com 1,5 milhões, mas não sem passar por esses exames de valores cuja gradação de sutilidade moral é complexa. Não obstante, o público quer fazer justiça e que o bem triunfe, o melhor vença. O essencial é ter carisma e sobreviver ao escrutínio das câmeras implacáveis...As vezes o público vence, em outras, a direção selvagem do BBB vence.

Contudo, o mundo real é invertido, é Selva. Não há câmeras filmando 24 horas,. O que vale são máscaras, o maquiavelismo, a falsidade, o dinheiro, o marketing,  a beleza, a falta de escrúpulos, o comércio sexual. Por essa razão, pedro Bial ao receber a eliminada Laísa, rejeitada por 88% do público, disse:  Seja bem vinda, você já é a maior estrela deste BBB...Como é ser tão popular e ser tão rejeitada pelo público? 

A tradução das palavras do Bial é que lá no programa, na realidade desinvertida, o bom mocismo é uma moeda valiosa, aqui o que vale sãos os peitos, bunda, pernas e rostinho bonito e todas portas podem ser abertas, porque aqui é a Selva e os heróis são da Selva, bastando para isso jogar o jogo sem muito apego à virtudes da moral...O jogo aqui é muito mais difícil, como disse João Maurício.

Não obstante, esse mundo real em que vivemos é uma selva, mas é também um BBB. Estamos todos sendo filmados por câmeras invisíveis 24hs por dia, incessantemente e só vamos saber a rejeição quando formos eliminados. O Bial do mundo espiritual vai anunciar a rejeição e vai dizer que lá essa rejeição vai continuar...Lamento, dirá, aqui não é a Selva e cada um recebe o que merece. Pelo menos é isso que revelaram os profetas dos quatro cantos do mundo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário