Translate

terça-feira, 7 de maio de 2013

Entendendo a Maconha

A maconha pode ter propriedades tantos estimulantes quanto sedativas. Em doses habituais de intoxicação, produz sensação de bem-estar, relaxamento, sociabilidade, perda da noção do tempo, inclusive confusão do passado com o presente, lentificação dos processos de pensamento, prejuízo da memória de curto prazo e a sensação de ter insights especiais. Em altas doses, a maconha pode induzir pânico, delirium tóxico e, raramente, psicose. Uma complicação do uso em longo prazo é também chamada síndrome amotivacional nas pessoas que fazem uso frequente. Esta síndrome é vista predominantemente nos usuários pesados diários e é caracterizada pela diminuição da energia e da ambição.

Também está associada a outros sintomas de prejuízos sociais e ocupacionais, incluindo menos capacidade de manter a atenção, capacidade prejudicada de julgamento, distração fácil, habilidades de comunicação prejudicadas, introversão e redução da eficiência nas situações interpessoais. Os hábitos pessoais podem deteriorar-se e pode haver perda de insight e até sensação de despersonalização. Em termos de administração crônica em humanos, a tolerância aos carabinóides tem sido bem documentada, mas a questão da dependência mantém-se controversa. A descoberta do antagonista carabinóide cerebral resolveu essa questão em animais de laboratório, porque precipita síndrome de abstinência em ratos expostos cronicamente ao THC. Portanto é altamente provável (embora ainda não tenha sido provado) que a dependência também ocorra em humanos e que se deva presumivelmente a alterações adaptativas dos receptores de carabinóides, do mesmo tipo que ocorre em outros receptores após a administração crônica de outras drogas de abuso.

( Stephen M. Stahl, Piscofarmacologia)

Blog Livre= Não existe drogado especialista em determinada droga. Usam maconha, crack, cocaína e álcool. O primeira passo é sempre a maconha e o álcool. Existem aqueles que fumam e bebem socialmente, sem nunca se tornarem dependentes. O restante da população se divide em abstêmios e viciados. O Brasil é o paraíso das drogas, todas liberadas, sejam legalmente ou não. Nós temos o crack mais barato do mundo e um adolescente pode ir mo supermercado e encher o carrinho de bebidas sem problemas.

Adicção e Dependencia são diferentes na farmacologia. Adicto o leigo usa para significar dependência. Adicto é uma expressão específica de um mecanismo na farmacologia. A maconha não tem adicção comprovada farmacologicamente,o álcool, cigarro, cocaína, têm a  comprovação.  Mas quando se trata de dependência, que pode ser farmacológica ou psicológica, a maconha causa dependência sim, quando então a necessidade aumenta e como afeta a cognição torna-se mais fácil buscar drogas mais fortes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário