Translate

domingo, 27 de novembro de 2011

162 casos suspeitos de gripe A no CE


Moradores do município de Pedra Branca, na região do sertão central do Ceará, estão assustados com o surto de gripe suína (H1N1) que atinge a cidade. Só no sábado foram notificados 63 casos, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mas até agora apenas 11 foram confirmados. Ao todo, já foram 162 casos suspeitos submetidos a investigação na cidade.
Pedra Branca fica a 261 km de Fortaleza e os médicos trabalham com a hipótese de que o surto começou na Escola Estadual de Educação Profissional Antônio Rodrigues de Oliveira. A unidade foi inaugurada este ano e ofereceu cursos para estudantes do primeiro ano do ensino médio com aulas de várias especialidades.
De acordo com funcionários do hospital local, dezenas de alunos da escola apresentaram os mesmos sintomas, tosse seca, dores musculares e dor de cabeça, clássicos da gripe suína, causada pelo vírus Influenza A (H1N1) e famoso pela pandemia em 2009. A suspeita é de que trabalhadores nascidos em Pedra Branca e que migram para o corte de cana no sudeste tenham voltado para o Ceará e tido contato com pelo menos um estudante do colégio.
Os casos no município têm sido tratados como "surto" e nenhum dos registros é considerado grave. O Tamiflu, remédio utilizado no tratamento da doença, só chegou ao município às 17h de sábado e, segundo funcionários do hospital da cidade, até a manhã deste domingo ninguém estava sendo tratado com o medicamento. O Secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos, afirmou que iria ainda este domingo até a cidade para acompanhar o caso de perto e também prestar mais esclarecimentos à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário