Translate

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Jô no Chessbase

Na sexta-feira, 2 de setembro, enquanto promove a inauguração da Fundação de xadrez Kasparov no Brasil, Garry Kasparov foi entrevistado pelo famoso apresentador brasileiro, Jô Soares, que teve uma conversa muito interessante com o campeão.

No Brasil, Soares é o equivalente nacional de David Letterman, cujo formato ele claramente admira e imita. Jô ,como ele é amigavelmente chamado, é um ícone da TV brasileira ao longo da vida tendo iniciado a sua carreira mais de 50 anos atrás, quando ele tinha apenas 20 anos de idade, depois de estudar na Suíça e nos Estados Unidos. Ele é conhecido por sua sagacidade grande, estrelando em vários shows de stand-up de sua autoria, e por sua cultura, falar Inglês, espanhol, italiano e francês. Escusado será dizer que ele conduziu sua entrevista com o campeão em Inglês, e foi gratificante ver que ele tinha chegado bem preparado.


Sua primeira pergunta que fez isso muito claro.

Jô Soares: Por que você parou de jogar profissionalmente em 2005?

Garry Kasparov: Você alcança seus limites. Isso acontece. Para mim não era só sobre ganhar ou perder, principalmente ganhando é claro, mas tratava-se de fazer a diferença.

JS: Eu vejo.

GK: Olha, eu tinha 41 e eu tinha atingido todos os limites. Eu havia conquistado todos os picos das montanhas, eu tinha feito mais do que eu tinha pensado, e você sempre tem que melhorar a si mesmo, e olhar para outras coisas, e eu decidi que eu teria que ir.

Matéria em inglês no site Chessbase

A entrevista completa com Kasparov  no site do Jô

Nenhum comentário:

Postar um comentário