Translate

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Facebook e twitter x orkut


Todos contra o Orkut..., por que isso???


Vcs já repararam que de 2 anos pra cá a Grande Mídia vem fazendo uma verdadeira avalanche de publicidade pró-Twitter e Facebook?


Até mesmo William Bonner, que, em tese seria uma pessoa extremamente formal, pois apresenta um jornal com o peso do JN, tem o seu.

Nas publicações especializadas, principalmente das grandes editoras e nas seções de informática dos meios de comunicação hegemônicos, não há menção alguma ao Orkut. Apenas Twitter, Twitter, Twitter... e agora Facebook.

As únicas menções que são feitas ao Orkut, as poucas que existem, são extremamente negativas e dizem respeito a pedofilia, processos por injúria, formação de gangues, sequestros, etc, podem reparar. É um belo pretexto para dizer que o Orkut não presta...
O Orkut até pouco tempo atrás concentrava 80% das redes sociais do internauta brasileiro, mas êxito em marketing na Grande Mídia tradicional foi sempre inversamente proporcional. Interessante.

E pq a Grande Mídia prefere o Twitter/Facebook ao Orkut? Não é tudo rede social?

Eu tenho uma hipótese: o orkut tem um alto poder de discussão de idéias que as outras redes não têm.

Um Twitter de 140 caracteres é tudo que uma parte da elite quer. Sem discussão de idéias, sem mobilização, apenas fatos do cotidiano e onde as celebridades produzidas e vendidas à exaustão pela Indústria Cultural são o centro. O Twitter só existe pq existe alguém famoso, ou que fica famoso nele. O cerne do Twitter é o indivíduo, o que ele está fazendo, ouvindo ou pensando (em 140 caracteres..., lógico). O Facebook segue a mesma linha. O cerne é o perfil.

No Orkut, não. O cerne são as comunidades e as opiniões postadas nos tópicos. Ali se pode escrever até mesmo um livro, não há limites de postagens. O cerne não é o cotidiano. Mas o TEMA. E celebridades teriam muita dificuldade de sobreviver nesse ambiente, convenhamos... Algumas realmente dão a entender que suas vidas se baseiam em 140 caracteres... Se a celebridade não consegue conviver com a crítica, ela apenas bloqueia o perfil no Twitter e pronto! a vida volta a ser magia. Mas o orkut, não, imagina lord Bonner tendo que argumentar alguma falha editorial do JN. Preocupante.
As celebridades foram um grande fator para atrair os jovens que estavam apaixonadas pelo Orkut para migrarem para o Twitter.

Curioso notar que no Orkut existem comunidades as mais variadas. Existem, por exemplo, comunidades que amam a Globo, que odeiam a Globo, e existe essa aqui, em que tanto os pró quanto os contra se manifestam democraticamente - além dos que lhe são indiferentes, e dos que preferem julgar cada item separadamente sem nenhum juízo de valor definido a priori. Mesmo assim, é só Twitter, Twitter, Twitter...

Na minha opinião, a grande mídia (agora com letras minúsculas) não gosta mesmo é do debate de ideias e do contraditório.

Fonte: Anderson em uma Comunidade no orkut

Blog livre: Concordo integralmente com a opinião do Anderson. Antes do Facebook e twitter fazerem sucesso, a grande mídia comprava as comunidades populares do orkut, especialmente as políticas e as entregava a moderadores que iam expulsando todo aqueles que se destacavam, que eram produtivos e progressistas...Ou seja, a intenção era impedir a formação organizada de uma opinião livre...

O Facebook esconde suas comunidades e tudo gira em termos sociais e narcisistas e o twitter é dominado pelos famosos e pela a ejaculação precoce dos posts...Daí a promoção obsessiva das duas redes sociais.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente! Infelizmente a população é modista! É que nem piolho, vai pela cabeça dos famosos! Metem o pau no Orkut, mas antes do face e do twitter era só orkut.
    Basta aparecer uma outra rede social com mais recursos do que o orkut e face juntos para migrarem novamente!

    ResponderExcluir