Translate

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A segunda morte de Osama bin Laden


Por Piovesana Enrico



Prevalece até agora a idéia de que Bin Laden morreu de más condições de saúde em dezembro de 2001. Segundo outros, sobreviveu até 2006, 

A pressa com que os EUA se livraram do corpo de Osama bin Laden, atirado ao mar menos de 12 horas após o seu assassinato no Paquistão, sem possibilidade de confirmação independente de sua identidade, levanta dúvidas e suspeitas, inevitavelmente, alimentadas principalmente porque, de acordo com várias fontes confiáveis, o xeique saudita morreu em Dezembro de 2001 (segundo outros, em agosto de 2006).

Bin Laden estava sofrendo de problemas renais graves. De acordo com o jornal francês Le Figaro , em 2000, levou para seu palácio em Kandahar, uma máquina de diálise, e em julho de 2001 o seu estado de saúde piorou tanto que foi necessário a internação no Hospital Americano em Dubai, onde visitaram seus velhos amigos da CIA. Segundo a CBS News, foi readmitido na véspera do 11 de setembro no hospital militar paquistanês em Rawalpindi.

Segundo declarações de um líder talibã, publicadas no final de 2001 pelo jornal Observer Paquistão, após ataque dos EUA contra o Afeganistão, as condições de Osama tornaram-se-se críticas, pois, forçados a fugir, o líder da Al Qaeda já não podia fazer diálise diariamente até que ela morreu em meados de dezembro, enquanto fugia de Tora Bora.

Esta versão foi posteriormente confirmada por presidente paquistanês, Pervez Musharraf, que declarou em janeiro de 2002 na CNN: ''Francamente, acho que ele está morto porque estava doente dos rins''.

O último vídeo de Bin Laden, considerado autêntico por especialistas, é 26 de dezembro de 2001 e foi gravado na semana anterior. Parece em más condições físicas: muito pálido, muito magro, com o braço esquerdo (ele era canhoto) imóvel.

Depois desta aparição, Osama volta aparecer por alguns anos. O vídeo em que anda nas montanhas com a Al-Zawahiri (publicado em 2003), provavelmente, remonta a 2001 e os próximos dois filmes (um de 2004 e outro em 2007) foram considerados falsos. Além disso, havia apenas mensagens de áudio de confiabilidade duvidosa.

Em abril de 2002 Steve R. Pieczenik, ex-vice-secretários de Estado Henry Kissinger, Cyrus Vance e James Baker, um homem que tinha trabalhado com Bin Laden no Afeganistão contra os soviéticos na década de 80, disse que o popular programa de rádio de Alex Jones, que Osama havia morrido meses ".

Em julho de 2002, o chefe de contraterrorismo do FBI, Dale Watson, disse.''Acredito que Osama bin Laden não está mais entre nós, embora eu não tenho nenhuma prova para afirmar''

Poucos meses depois, em outubro de 2002, foi a vez de o presidente afegão, Hamid Karzai,'''não há muito tempo que ouvimos falar dele, provavelmente está morto. "

Ao mesmo tempo, a morte de Ben Laden em dezembro de 2001 foi também a reputação de fontes da inteligência israelense.

No entanto, de acordo com os serviços de inteligência saudita, Osama aparentemente sobreviveu até 23 de agosto de 2006: O dia  em que xeique do terror eria morrido no Paquistão devido à paralisia dos órgãos internos causados ​​pela febre tifóide. As informações recolhidas pelos serviços secretos franceses, foi publicada em setembro de 2006.

Ex-agente da CIA Robert Bear, autor do livro que inspirou o filme Syriana , colunista de inteligência para Time , Washington Post e Wall Street Journal disse, sem hesitar em entrevista à Rádio Pública Nacional americana: "É claro que Bin Laden está morto ".

'''Eu não acho que ele ainda está vivo ", disse à NBC News , em 2009, quando o presidente paquistanês, Asif Ali Zardari.''Eu tenho esse sentimento forte e razão para acreditar, depois de falar com a inteligência dos EUA.''

O corpo na manhã de segunda-feira foi lançado às pressas para os tubarões no Oceano Índico a partir do convés do USS Carl Vinson pode muito bem ser a de Bin Laden, mas qualquer pessoa pode verificar se ele tinha morrido horas ou nos anos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário