Translate

terça-feira, 19 de abril de 2011

O Islã no agreste nordestino



A derradeira Mensagem de Allah à humanidade está presente no agreste nordestino. O xeique Mohammad Khalil, líder espiritual da comunidade islâmica de Curitiba, esteve recentemente na cidade de Belo Jardim, a 50 quilômetros de Caruaru, em Pernambuco. O motivo da viagem foi encontrar-se com os muçulmanos da região. Durante a estada de quatro dias, além de trocar experiências com os irmãos nordestinos, o xeique proferiu palestras na Câmara de Vereadores de Belo Jardim e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica).

O xeique Mohammad ficou muito satisfeito em saber que há um grupo coeso e ativo de muçulmanos na região. “Ficamos muitas horas dialogando, esclarecendo dúvidas, explicando sobre diversos assuntos”, relatou. O religioso assinalou que o grupo também fez muitas perguntas sobre o Islamismo em geral e, especificamente, sobre os ensinamentos de Ahlul Bait (a.s.), como são conhecidos os descendentes do Profeta Muhammad (s.a.a.a.s.).

O líder dos muçulmanos de Curitiba contou que os muçulmanos de Belo Jardim e região montaram um bem-estruturado Centro Islâmico, no qual realizam as orações de sexta-feira. Além disso, o local possui sala de aula e um local para hospedagem de viajantes. Nossos irmãos nordestinos realizam, ainda, um importante trabalho de divulgação e informação sobre o Islamismo. “Eles auxiliam muito as pessoas carentes de conhecimento sobre a cultura islâmica”, observou o xeique Mohammad.

Caminho - A maneira como os habitantes de Belo Jardim e região chegaram ao Islã é muito interessante. Certamente, reflete a realidade pela qual passaram muitos conversos. O xeique conta que muitos tiveram a atenção pelo Islamismo despertada a partir do noticiário negativo sobre a Religião Islâmica. Na busca de informações que a explicassem, constataram que a Mensagem verdadeira do Islã é muito diferente do que propaga a mídia. “O Islã é uma religião de paz, harmonia, de respeito às culturas e de crescimento espiritual”, assinalou o xeique Mohammad.

O líder religioso declarou que certamente fará novas visitas à cidade e à região do Agreste Nordestino. “É um povo muito amistoso e sem preconceito”, elogia o xeique. “Nos receberam muito bem e nós voltaremos”, prometeu.

Fonte

Blog livre= A Veja desta semana coloca os adeptos do islamismo de Belo Jardim, sertão pernambucano, como suspeitos de estarem vinculado ao terrorismo. Na reportagem a matéria é apresentada como sendo revelação da investigação da Polícia Federal. A revista informa que oito brasileiros estiveram estudando com um terrorista no Irã, mas cita os nome apenas dos quatro nordestinos e omite o restante. A aposta da revista é aproveitar o preconceito contra nordestino e colocá-los sob suspeita de outro preconceito contra os muçulmanos. Não obstante, como se ler no texto acima, do site do Instituto Brasileiro de Estudos Islâmicos, não há segredos sobre os adeptos do islamismo em Belo Jardim, no usufruto dos direitos assegurados pela constituição brasileira sobre a liberdade religiosa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário