Translate

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Governo pretende tolerar a inflação

Dilma declarou hoje em Boal na China:
"Eu gostaria de enfatizar que nós somos favoráveis ao controle da inflação e à estabilidade fiscal. Eu gostaria de destacar que, para nós, o controle da inflação e a estabilidade são fundamentais para a recuperação da economia mundial", afirmou a presidente.

"Mas isso tem que ter como objetivo criar condições para o crescimento econômico, para a inclusão social, sobretudo naqueles países onde parcelas enormes da população ainda vivem em situação de pobreza ou de pobreza extrema",
Ela ressaltou que é preciso combater a inflação sem deixar de lado o crescimento econômico. Na prática isto significa abandonar a receita do governo Lula, que utilizava o ajuste fiscal e a taxa Selic para manter a inflação sob controle. Tudo o mais era secundário, Dilma optou por medidas macroprudenciais, que consiste em aumentar impostos para reduzir o consumo e elevar a taxa selic com moderação para não afetar o câmbio,o que é uma exigência do PIG. E o ministro Mantega acaba de declarar que isso é uma tarefa muito difícil:
"Não é fácil conseguir conter a inflação, o que significa aumentar os juros, e ao mesmo tempo tomar medidas para conter a valorização do real", disse o ministro. "Mas acho que temos conseguido."
O acho não corresponde as previsões inflacionárias. E o PSDD já começa a fazer uma festa disto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário