Translate

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Brics na China


Pequim, 14 abr (Lusa) – Os líderes das grandes economias emergentes do mundo reúnem-se hoje em Hainan, uma ilha tropical do sul da China, para tentar coordenar posições sobre a reforma do sistema financeiro internacional e outras questões globais.
A cúpula assinala a entrada da África do Sul no bloco constituído pelo Brasil, Rússia, India e China, que passará agora a denominar-se BRICS.
Os cinco líderes – Dilma Rousseff (Brasil), Dmitry Medvedev (Rússia), Manmohan Singh (Índia), Hu Jintao (China) e Jacob Zuma (África do Sul) – vão reunir-se à porta fechada num complexo turístico de Sanya, uma estância balnear de Hainan, a cerca de 3.500 quilómetros ao sul de Pequim.
A seguir, os cinco vão encontrar-se com a imprensa e divulgar “um comunicado com os pontos de consneso” alcançados nas conversações, disse a agência notíciosa oficial chinesa.
Esta é a terceira cimeira anual do grupo.
No conjunto, os cinco países representam cerca de 18 por cento do Produto Bruto Mundial mas segundo algumas previsões, em 2030 a percentagem poderá atingir os 47 por cento.
AC.
Lusa/Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário