Translate

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A bola fora do senador Lindberg Farias (RJ)


Lindberg Farias é senador pelo PT Rio de Janeiro. Ele despontou na vida pública como líder estudantil, como o chefe cara-pintada no golpe contra Collor. Seguiu carreira política, foi prefeito e chegou cedo ao Senado Federal. Falante e articulado, ele twittou em defesa de Aécio Neves, contra a carga critica que os petistas estavam fazendo ao senador mineiro que recusou fazer o teste do bafõmetro.


“PT nacional, acho baixaria vocês ficarem falando do Aécio. Podia acontecer com qualquer um. Façam críticas políticas. Tenho vergonha disso!” Disse no twitter e encerrou a polêmica que suscitou assim
Vamos mudar de assunto!!! Pelo amor de Deus! Que tal falarmos sobre a reunião do Copom [Comitê de Política Monetária do BC]?

O senador Lindberg Farias se teve bom senso em refutar a apelação crítica contra Aécio Neves deu um bola fora em desprezar a legislação, a Lei Seca, e ele é um legislador. O rigor da lei contra o cidadão comum nem sempre terá um desfecho tão favorável como o que aconteceu com Aécio Neves. Quem recusa fazer o teste do bafômetro, em uma blitz da polícia, ficar à mercê da avaliação subjetiva da autoridade policial que pode lavrar um Auto de Constatação de Embriaguês se assim desejar. O teste do bafômetro seria até uma defesa do cidadão se a Lei Seca de 19 de junho de 2008 não considerasse crime um cálice de vinho, dois bombons de licor, uma lata de cerveja, que produzem no teste do bafômetro acima do limite mínimo de 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no teste. Se Aécio tomou duas taças de vinho no jantar não estava obviamente embriagado, mas estava enquadrado na Lei Seca como infrator grave.

Políticos costumam se colocar como semideuses e produzem leis com um rigor inominável. No dia que são apanhados em infrações fazem um papelão como fez Aécio Neves, um defensor intransigente do endurecimento da Lei Seca (Álcool Zero) quando era governador. Dizem que os políticos são hipócritas, que estão acima da lei e etc...Nem todos políticos são e generalizações são frutos da preguiça mental. De todo modo esse espetáculo de senadores zombando da lei rigorosa que aprovaram não é um bom exemplo...


Um comentário:

  1. Todos tem que respeitar a Lei e disso ninguém foge ou deveria fugir. O Senador Lindberg Farias não está defendendo que se desrespeite a Lei. Ele apenas solicitou que não se faça exploração política de um fato a que todos podem estar sujeitos. Errar é humano, e nisso se inclui tb aqueles que fazem as leis. Caso o Senador Aécio tivesse se safado utilizado de carteiradas, prática não tão rara, aí sim, deveríamos ficar indignados. Mas ele cometeu um erro e reconheceu isto.

    O Sen. Lindberg apenas solicitou que as discussões e os embates fossem políticos. Usar isto da forma como tem sido usado contra o Senador Aécio Neves, é nivelar por baixo o processo democrático. Distorcer o que o Senador Lindberg colocou, como vem ocorrendo sistematicamente pela militância petista, pode até ser uma forma de ação política, mas com ser certeza é de uma desonestidade civil e democrática atroz.

    Eu não vejo desses que tem postura tão contundente questionando os Senadores Lindberg e Aécio, para forçar a apuração do Mensalão, que aí sim, prejudica e muito toda a sociedade, os seus valores, o seu patrimônio, as suas instituições.

    ResponderExcluir