Translate

domingo, 9 de janeiro de 2011

Palocci na figuração

Antônio Palocci foi o maior Ministro da Fazenda da nossa história. Lula recebeu o país no caos total e o ajuste implementado por Palocci e Meirelles, sob a coordenação do Palácio do Planalto, vai ficar registrado nos anais da administração pública. Tudo que o governo Lula colheu no segundo mandado teve a mão de Antônio Palocci no plantio da semente. Médico de formação, pacífico por natureza, em uma mistura ideal de determinação e bom senso, o seu sucesso na condução da política econômica foi diretamente proporcional ao ódio despertado na elite tupiniquim. E a mão poderosa da elite é o PIG, capaz de esmagar reputações e fabricar heróis. Excetuando Lula, ninguém até hoje resistiu a esse poder infernal...O ódio dessa elite foi porque Palocci permitiu em sua gestão no Ministério da Fazenda que o dólar derretesse como o gelo no uísque dos barões nos banquetes filantrópicos. O dólar que custava 4 reais em sua queda contínua arrastava a inflação ladeira abaixo. Os especuladores percebendo que Palocci e Meirelles não iriam protegê-los foram caindo fora do mercado...Até que um dia o PIG o derrubou com a história do caseiro. Posteriormente foi absolvido na justiça...

Sendo um vilão para a elite seria de esperar que fosse um herói na mídia de "esquerda", como a revista e site Carta Capital, blogueiros profissionais ditos "progressistas". Mas não é. Também é um vilão. Neste caso o colocam como protetor de Dantas. Isto significa entrar na maior batalha empresarial da história do Brasil. Começou  no governo FHC com a privatização do sistema Telebrás em 1998. Todos passos para se  promover o leilão das telefônicas foram revelados no Grampo do BNDES. Nessa época Dantas era do círculo de FHC e ganhou uma fatia do negócio, a Brasil Telecon.  O desenrolar dessas privatizações é uma história muito longa, com centenas de processo na justiça, disputas empresariais,  espionagens, envolvendo todo sistema ativo e produtivo da sociedade, da mídia e atividades de estado. E obviamente não iria terminar no governo FHC.

Acontece que Dantas de aproximou do governo Lula. Foi então abandonado pelo PIG e atacado. O ex-sócio litigioso e inimigo de Dantas, Luiz Roberto Demarco, mantinha lojinhas virtuais do PT, não gostou da aproximação e atacava Dantas com ferocidade. Diogo Mainardi e Veja disseram que Paulo Henrique Amorim hospedava o blog em um domínio de Luiz Roberto Demarco. PHA entrou na justiça contra Mainardi e ganhou. A polêmica operação Satiagraha foi acusada de manter ligações telefônicas com Demarco. O objetivo da operação seria provar que foi de Daniel Dantas o dinheiro que financiou o Mensalão do PT, suspeita levantada na CPI. Para destruir Dantas valia qualquer coisas. Mas nada que comprovasse essa suspeita ficou demonstrado.

Dantas, resumindo,estava em litígio com a Telecom Itália, com o PIG porque suspeitavam que ele tivesse se aliado a Lula e Palocci, com a mídia de esquerda por conta de seu litígio com o ex-sócio Luiz Roberto, com setores da P,.em função da acusação de que funcionavam como agência privada de alguns grupos na guerra da Teles e depois com todas as operadoras do mercado, porque se fundiu a OI, de Carlos Jereissati. Esse foi um complicador na história desde o início. Ele entrou no negócio vencendo com astúcia a oposição de FHC e seu Ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros, que viam no empresário cearense, irmão de Tasso, um incompetente do nordeste querendo participar de uma transação milionária...Tasso e o irmão, dizem, não se relacionavam muito bem e Tasso não moveu uma palha a seu favor.

Nessa formidável batalhas das teles não há santos, mocinhos, nem heróis. Não dá para arrumar um lugar especial para Daniel Dantas. E Palocci por conta de tantos inimigos à "direita" e à "esquerda" virou um ministro figurativo no governo da Búlgara. A Casa Civil foi esvaziada em 90% de seus atribuições. Palocci é só um ouvinte das reuniões do governo, mas o salário é bom e o céu de Brasília é o mais bonito do mundo. De todo modo o Brasil deve muito a ele...

Nenhum comentário:

Postar um comentário