Translate

sábado, 29 de janeiro de 2011

Operação Tormenta no PIG


A Operação Tormenta desencadeada no ano passado pela Polícia Federal desbaratou uma quadrilha que fraudava concursos há 16 anos. A quadrilha era especializada no filé dos concursos públicos: Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Agência Nacional de Aviação Civil ( Anac) Receita Federal, da própria Polícia Federal e o concurso mais selvagem do Brasil, o da OAB, que reprova 90% dos candidatos bacharéis em direito em busca da licença para advogar. Para entrarem no esquema da quadrilha os candidatos pagavam 50 mil pela prova da OAB e de agente da PF, e até 150 mil nos outros concursos e cargos. 
.
O Ministério Público Federal em Santos já entrou com as denúncias contra 36 pessoas,  entre eles o advogado Antonio Di Luca, de 71 anos, e a psicopedagoga Mirtes Ferreira dos Santos, de 57, considerados mentores, que chegaram até organizar um cursinho na Unisanta para 10 alunos onde se treinava  questões que iriam cair na prova da OAB. Nesta semana a Polícia Federal revelou que 3 exames da OAB de 2009 tiveram indícios de fraude. 

A Operação Tormenta não fez sucesso na mídia. A notícia que temos auditores da Receita Federal, gente na Agência Brasileira de Inteligência, delegados e agentes da Polícia Federal, cargos importantes na Agência Nacional de Aviação Civil, que estão há 16 anos nos cargos mediante fraude não provocou nenhum alvoroço na mídia. As notas sobre a Operação Tormenta quando surgem ficam menos de 1 hora nos portais e não repercutem nos colunistas do PIG. Tudo sob uma redoma de sutil censura.

A Polícia Federal jamais vai conseguir desvendar a extensão real do dano causado pela quadrilha, uma vez que há delegados e agentes que são frutos da fraude. Também há muita complexidade na investigação. Além do mais, essa quadrilha tem relações íntimas com os donos do poder do país e através das fraudes dominaram o aparelhamento do estado. Na mídia fala-se muito em banda boa da PF e o PIG tem fontes privilegiadas muito bem informadas dentro nesses órgãos contaminados. O que a Operação Tormenta descobriu coloca em cheque a segurança dos poderes constituídos e isso significa prejuízo para a privacidade de autoridades e dos cidadãos...Os que estão denunciado são apenas parte operacional do esquema da fraude. Os chefes estão mais em cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário