Mal a logomarca dos Jogos do Rio-2016 foi lançada, uma onda de suspeitas de plágio se espalhou pela internet.
No sábado pela manhã, dia seguinte ao lançamento, blogs e mensagens no Twitter alertavam para as semelhanças entre a marca olímpica do Rio e a logo da Telluride Foundation, uma instituição filantrópica dos EUA.
Ainda segundo alguns blogs, a marca da fundação foi inspirada no quadro de Henri Matisse, chamado "A Dança". A suspeita de plágio em relação à logo da Telluride Foundation é ainda maior quando comparado à marca usada para promover o Carnaval de Salvador de 2004. O desenho é muito parecido.
Os três logos e a pintura invadiram a internet em apenas dois dias. Ontem, em uma busca no Google usando os termos "plágio", "logo" e "2016", o site registrava cerca de 45 mil resultados.
A logo da Rio-2016 foi concebida pela agência Tátil.
O idealizador da marca, Fred Gelli, disse que o Comitê Organizador do Rio-2016 e o COI (Comitê Olímpico Internacional) se precaveram para evitar suspeitas de plágio.
"O Comitê Rio-2016 e o COI realizaram extensa busca mundial de marcas que tivessem elementos presentes na marca da Rio-2016. E avaliaram que as marcas encontradas não apresentavam conflito com a dos Jogos."
Folha Online
No sábado pela manhã, dia seguinte ao lançamento, blogs e mensagens no Twitter alertavam para as semelhanças entre a marca olímpica do Rio e a logo da Telluride Foundation, uma instituição filantrópica dos EUA.
Ainda segundo alguns blogs, a marca da fundação foi inspirada no quadro de Henri Matisse, chamado "A Dança". A suspeita de plágio em relação à logo da Telluride Foundation é ainda maior quando comparado à marca usada para promover o Carnaval de Salvador de 2004. O desenho é muito parecido.
Os três logos e a pintura invadiram a internet em apenas dois dias. Ontem, em uma busca no Google usando os termos "plágio", "logo" e "2016", o site registrava cerca de 45 mil resultados.
A logo da Rio-2016 foi concebida pela agência Tátil.
O idealizador da marca, Fred Gelli, disse que o Comitê Organizador do Rio-2016 e o COI (Comitê Olímpico Internacional) se precaveram para evitar suspeitas de plágio.
"O Comitê Rio-2016 e o COI realizaram extensa busca mundial de marcas que tivessem elementos presentes na marca da Rio-2016. E avaliaram que as marcas encontradas não apresentavam conflito com a dos Jogos."
Folha Online
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