Translate

sábado, 29 de janeiro de 2011

Doutor Lula

Foto AE


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu no começo da noite desta sexta-feira (28) o seu primeiro título de doutor honoris causa, concedido pela Universidade Federal de Viçosa, cidade mineira distante 230 quilômetros de Belo Horizonte. A honraria entregue pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares permite que o ex-presidente seja tratado da mesma forma como os que obtiveram doutorado acadêmico. A solenidade contou com a presença de aproximadamente seis mil pessoas.

Além de receber o título, Lula é paraninfo de 1.200 graduandos da universidade. Na solenidade em que participou nesta sexta, participam apenas 363, dos centros de ciências agrárias, exatas e tecnológicas. O restante dos graduandos colou grau na semana passada.

Em sua fala aos alunos, o ex-presidente brincou ao pedir para que eles se preparassem para um discurso longo. "Até 31 de dezembro fazia de oito a nove discursos por dia. Há 21 dias não faço discurso. Preparem-se porque a noite será longa".

Lula, que não tem diploma de ensino superior, ainda provocou risos ao dizer que, quando perguntassem a ele se tenha título de doutor, mostraria a foto em que recebe a honraria. Ele disse aos alunos também que "a educação é o cerco final ao crime e é nela que hoje o Brasil está se empenhando".

O ministro da Educação, Fernando Haddad, conversou com a imprensa e contou que é a primeira vez que Lula recebe o título. “O presidente disse que não aceitaria o título como presidente, apenas quando deixasse o cargo”.

Lula chegou de jatinho à cidade de Ubá, a 60 quilômetros de Viçosa, acompanhado do fotógrafo oficial da Presidência da República em seus dois mandatos, Ricardo Stuckert.

O ex-ministro chefe da secretaria-Geral da presidência, Luiz Dulci, também estava na aeronave.

Haddad, o presidente do PT de Minas Gerais, deputado federal Reginaldo Lopes, e outras lideranças aguardaram Lula no aeroporto, assim como simpatizantes do ex-presidente.

Lula abraçou pessoas e posou para fotografias antes de seguir para Viçosa, em um BMW X6.

O ex-presidente permaneceu no hotel Alfa até 18h30 e depois seguiu para a universidade.

Ao chegar à universidade, Lula evitou jornalistas, sob alegação de que concederá entrevistas daqui a três meses. Ao ser questionado se iria participar do Fórum Social Mundial, Lula disse que “se for, jornalistas ficariam sabendo”.

O fórum acontece entre 6 e 11 de fevereiro no Senegal.

Em discurso, o ex-reitor da universidade, Luiz Cláudio Costa enalteceu avanços durante a gestão de Lula. Ele disse que de R$ 60 mil subiu para mais de R$ 6 milhões investimentos em assistência estudantil. Costa assumiu há duas semanas a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação.

Fonte:  IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário