Translate

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dilma odeia povo e palanque


O título do post é do blog e a matéria do Zero Hora:

Sem apresentar explicações, a presidente Dilma Rousseff cancelou a visita que faria ao município de Candiota nesta quinta-feira para inaugurar a fase C da usina de carvão da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE). A presidente mantém agenda no Estado, no entanto, e irá participar de uma homenagem às vítimas do Holocausto, em Porto Alegre.

O presidente da CGTEE, Sereno Chaise, contou que foi informado do cancelamento da inauguração da usina no início da noite. O ministro das Minas e Energias, Edison Lobão, ligou para o dirigente da estatal do gabinete de Dilma. Lobão garantiu a Sereno que o Planalto irá remarcar a solenidade para fevereiro.

Cerca de 2 mil pessoas eram esperadas para o evento — o equivalente a 23% da população do município. Sereno informou que a inauguração foi adiada "sine die" (expressão em latim que significa sem dia marcado).

— Não foi Dilma que cancelou (a visita). Foi o governo federal — disse.
 
Dilma também telefonou para Tarso Genro. O governador já estava em casa quando recebeu a ligação da presidente. Na hora, Tarso pediu a sua equipe que comunicasse a decisão da presidente aos prefeitos e líderes da região.

A agenda marcaria o primeiro discurso em palanque de Dilma desde que assumiu a Presidência, em 1º de janeiro. A Presidência não informou o motivo da desistência da viagem.

A fase C da usina, que exigiu investimentos de cerca de R$ 1,3 bilhões, já está em plena operação. A inauguração seria apenas um ato festivo, com a presença da presidente. Foi Dilma quem negociou com os chineses a parceria para a construção da usina com potência instalada de 350 MW, que utiliza equipamentos modernos de tratamento de efluentes para reduzir os riscos de poluição ambiental.


ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário