Translate

sábado, 22 de janeiro de 2011

Áreas de risco Nova Friburgo, em novembro de 2010



Após reunião na tarde do dia 17, no Salão Azul da Prefeitura de Nova Friburgo, no dia seguinte o prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto sobrevoou áreas de risco do município. A reunião contou com a presença de grande parte do secretariado, representantes de concessionárias de serviços públicos, do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar, para tratar do Plano de Emergência da Defesa Civil para desabamentos e enchentes.

A bordo de um helicóptero da Polícia Militar, gentilmente cedido pelo Chefe do Estado Maior da Corporação, Cel. Álvaro Garcia, por intermédio do secretário municipal de Ordem Urbana, Cel. Hudson de Aguiar Miranda, o prefeito e representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Militar sobrevoaram a cidade diversas vezes, fazendo um reconhecimento aéreo da situação atual das áreas de risco que já constam no Plano de Emergência.

Constatou-se que a situação geral das áreas de risco na cidade não agravou-se desde o último levantamento, porém continuam inspirando cuidados por parte da Defesa Civil, que na reunião detalhou o Plano de Emergência elaborado por determinação do secretário de Ordem Urbana. O Cel. Hudson informou ao prefeito que pretende testar o planejamento em situações simuladas com o objetivo de treinamento dos profissionais envolvidos e análise de eventuais ajustes no plano.

Dermeval Barbosa solicitou que não se poupassem esforços no sentido de preparar toda a estrutura municipal para atendimento à população em caso de desastres naturais como os ocorridos no passado. “Prevenção, integração e cooperação, estas são as palavras-chave na subsecretaria de Defesa Civil do município”, afirmou o secretário municipal de Ordem Urbana.

Fonte

Neste mesmo dia uma reunião foi feita:


Secretarias municipais e representantes de entidades privadas de Nova Friburgo atenderam ao chamado do Prefeito em exercício Dermeval Barboza Moreira Neto para participar de reunião sobre o Plano Verão 2010/2011, um estudo elaborado pela equipe da subsecretaria de Defesa Civil com o objetivo de reunir esforços para uma 'operação tempestade', caso seja necessário.  


Na tarde da quarta-feira, 17 de novembro, no Salão Azul da Prefeitura, o prefeito Dermeval, que intitulou-se de maestro, convidou a compor a mesa o secretário municipal de Ordem Urbana, Cel. Hudson de Aguiar Miranda; o subsecretário de Defesa Civil, Ten. Cel. BM Roberto Robadey; o Capitão Fábio Gonçalves, do Corpo de Bombeiros; e Tenente-Coronel James de Barros, Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar. 

Para Dermeval, todos os órgãos e entidades, que de alguma forma são importantes para que Nova Friburgo não sofra com as fortes chuvas de verão, deviam ouvir atentamente, assim como ele, para entender a cadeia de ação e sugerir ajustes, levando em consideração conhecimentos específicos em cada área a ser citada.

O secretário Hudson destacou a importância da integração de todas as secretarias e órgãos e passou a palavra ao Cel Robadey, que apresentou slides com dados técnicos e explanou sobre ações desenvolvidas ao longo do ano, entre elas a realização da 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil e participação na Conferência Nacional, exigências do Governo Federal para viabilização de verbas e consequentemente melhorias no atendimento e infraestrutura.

Foram lembradas matérias jornalísticas datadas de 1979, quando a tragédia na cidade contabilizou a morte de 64 pessoas; e de janeiro de 2009, ocasião em que fortes chuvas trouxeram prejuízos relevantes à cidade, embora a Secretaria Municipal de Obras não tenha medido esforços para solucionar a maior parte dos problemas.
Fonte

Blog livre= Meses depois a maior tragédia da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário