Translate

sábado, 11 de dezembro de 2010

Turmalina Paraíba, o preconceito e Assis Chateubriand



Uma das cinco pedras preciosas mais caras do mundo, a Turmalina Paraíba possui um azul que fez sua fama no mundo. O azul tem uma fosforescência que só alguns privilegiados no mundo podem apreciar. No Brasil, estima-se que nas joalherias mais luxuosas não tenham mais que dez peças. As mais belas jóias com Turmalina Paraíba se encontram na Europa, Japão e EUA. Os preços vão de 200 mil a 4 milhões de reais.

O nome Paraíba da Turmalina é porque foi encontrada por dois garimpeiros no município de São José da Batalha, no estado da Paraíba, em 1982. Turmalinas azuis e verdes são encontradas também na África. As da Paraíba apresentam um teor de cobre mais alto, o que lhe dá o azul que deslumbra é é único no mundo.

Mas nem uma Turmalina que vale milhões e está entre as cinco pedras preciosas mais caras do mundo escapa do preconceito de trazer junto a seu nome a palavra Paraíba. Como a  produção da pedra está praticamente esgotada em São José da Batalha, alguns especialistas da área aqui no Brasil já querem tirar o nome Paraíba da pedra, outros zombam de São José da Batalha que tem uma pedra tão rara e o povo vive na miséria. São os frutos do preconceito disseminado com fúria pela mídia do sudeste depois que o paraibano Assis Chateubriand morreu, em 1968. Dono dos Diários Associados, rede de rádios, jornais, revistas e da rede Tupi de televisão, quem mandava na mídia era ele e nordestino era tratado na época  omo uma Turmalina Paraíba...

2 comentários:

  1. Um amigo meu um dia encontrou uma pedra destas, tur,alina azul, no período em que anunciaram que era rara, tinha umas quatro gramas, falaram que podia ser preso pela federal por ter achado então falei que jogasse no rio e ele jogou fora.
    Moral da história, que neste país é melhor não nada do que ser preso por uma merda de uma pedra destas. Quem vende crack fica livre, quem acha um minério não sabe o que faz e ainda pode ser preso, fala sério, e dizem que o governo leva 70% quandi libera.Quem sabe alguém pderdeus esta pedra bruta agora é que não acha mais.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um cliente alemão que casou com brasileira e agora mora em Salvador-BA. Ele tem empresa há 40 anos na Alemanha e agora montou uma no Brasil no RN. Meu cliente quer comprar pedras especiais no tamanho, cor, transparência e etc. Principalmente a Turmalina Paraíba de cor neon. Caso alguém tenha, estou a disposição. Obrigado. WhatsApp: 35984299938.

    www.julianocunhaimoveis.com.br

    www.jcesmeraldas.com.br

    www.facebook.com/jcmineracao/

    www.linkedin.com/in/jcbusiness/

    www.youtube.com/channel/UCDgWzApjlIRYMXJAZr32KNw

    ResponderExcluir