Translate

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A necessidade de Belo Monte


A usina hidrelétrica de Belo Monte, na bacia do rio Xingu, é um projeto de 30 anos. Em funcionamento geraria eletricidade para abastecer uma região com 26 milhões de pessoas, correspondendo a quase 7% da nossa produção elétrica. O Brasil não pode dispensar produção de energia...Mas há 20 anos a obra está envolta em polêmicas, com a interferência da justiça em atos absurdos que provocaram algumas vezes a interrupção dos estudos do impacto ambiental. Lula resolveu tocar Belo Monte e como no governo Lula a coisa anda, então a polêmica voltou com mais barulho.

A comparação que pode se utilizar para Belo Monte é Itaipu. Quem é contra Itaipu???Quem hoje preferiria trocar Itaipu, trazendo de volta a beleza da cataratas das Sete Quedas, afogadas no lago artificial da hidrelétrica? O lago mede mais de 1200 km2, quase 800km2 só do lado brasileiro e que dano causa no meio ambiente? Quem hoje dispensaria a energia de Itaipu? Itaipu deu certo e na loucura da civilização capitalista não há como viver sem abundância de energia...

Belo Monte terá um lago artificial de apenas 400 km2 e seus opositores são movidos por interesses nem sempre saudáveis. Ambientalistas no Brasil têm suas ONGs financiadas pela Fundação Ford e outros, são politiqueiros, demagogos. Junte a isso os ruralistas do sul e sudeste pouco interessados na produção de novas fronteiras agrícolas. E hoje acrescente-se os inimigos do governo lula...

Ler os argumentos contra Belo Monte é ler demagogias, coisas sem sentido, mesquinharias, argumentos subjetivos e sem consistência técnica...Dizem que há outras formas para se produzir energia, sem impacto ambiental das hidrelétricas, mas não apresentam um projeto com estudos físco-financeiros mais viáveis.

Belo Monte seria a maior usina hidrelétrica brasileira, pois Itaipu é binacional. Belo Monte é a garantia do futuro...

Um comentário:

  1. Boa tarde, Unamuno

    Acho que seu texto, embora curto, foi esclarecedor.
    Como entender a necessidade de Belo Monte se a imprensa fazmatérias incompletas ou publica, apenas, o barulho feito por ativistas? Ali há tudo, emoção, propaganda, interesses escusos de ongs de fora, menos informação.
    Como poderíamos saber, de fato, de que se trata Belo Monte?
    Área, produção, o que será mesmo submerso, tribos indígenas que poderão ser afetadas, para onde serão levadas?
    Somente com dados claros e objetivos a população poderá entender a importância do projeto.
    Ab
    Gutenberg

    ResponderExcluir