Translate

sábado, 19 de outubro de 2013

Lula à direita

Política é um jogo de poder. Tudo pelo poder. Deste modo, em política pode-se ver tudo que o pior do ser humano pode criar. Este processo consegue liquidar personagens emblemáticos. Lula é o melhor exemplo disto. Ele trouxe a classe trabalhadora para o centro do poder. Combativo, incansável, tornou-se o modelo de um oposicionista eficiente e produtivo. Mas o melhor de Lula foi mesmo seu oito anos de governo, quando estabilizou a economia brasileira e fez 40 milhões de pessoas ascenderem socialmente. O Brasil se tornou a bola da vez dos investidores internacionais e o dólar choveu no mercado. O real forte criou empregos, aumentou a exportações e melhorou a qualidade das importações. Lula fez mais do que se esperava dele. Deixou o governo com 80% de aprovação popular, fez sua sucessora, uma desconhecida e era odiado desesperadamente pelos donos do poder. 

Três anos depois, o quadro acima é outro. Dilma aliou-se à elite, vendeu-se melhor dizendo, mudou a política econômica de Lula e o país começou a andar para trás. Ela passou a contar com a mídia para segurar a popularidade, enquanto os indicadores econômicos vão se deteriorando, o investidor já fugiu, o dólar subiu 50% após intervenção do Banco Central, a inflação voltou a corroer o salário, O país parou de crescer...Não está pior porque o período eleitoral fez com que o governo deixasse o dólar cair um pouco, segundando a inflação. Seria de se esperar que Lula se distanciasse do governo...

Acontece que Dilma fez de Lula refém ou Lula corrompeu-se. Não há outra via para se entender a razão dele agora assumir a campanha da Dilma, tendo espaço na mídia que o odiava. Lula está à direita...Refém? Seus amigos, Dirceu e companhia, podem ser presos e se ele rompesse com Dilma, seus amigos já estariam na cadeia, o próprio Lula ou um filho seu poderia ter o mesmo destino. Corrompeu-se? Lula, um homem que enfrentou uma doença que afeta intimamente o psiquismo da pessoa, pode ter cedido à segurança do acordo amarrado por Dilma com a elite que governa de verdade o Brasil.

Não sou juiz de Lula. O triste é que o país está fedendo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário