Translate

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sarkozy quer controlar mercado de commodities



PARIS (Reuters) - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse nesta segunda-feira, em discurso sobre as metas do G20, que as maiores economias do mundo precisam combinar novas medidas para conter a volatilidade nos mercados de commodities ou correr o risco de revoltas populares contra os preços de alimentos.

Falando a cerca de 300 diplomatas e jornalistas no Palácio do Eliseu, Sarkozy também expressou apoio a um imposto sobre transações financeiras, chamando tal medida de uma "questão moral", mas admitindo que a ideia tem muitos inimigos.

"Nós queremos regulação dos mercados financeiros primários de commodities", disse Sarkozy, que tem a presidência rotativa do G20 em 2011.

"Como você pode explicar que nós regulamos o capital e não as commodities?"

"Se nós não fizermos nada, corremos o risco de revoltas por alimentos nos países mais pobres e de um efeito desfavorável sobre o crescimento econômico global", disse ele.

Sarkozy tem um programa de três pontos para a presidência do G20, incluindo combate à volatilidade dos preços de commodities, explorar mudanças ao sistema monetário mundial e reformar a governança econômica global.

Porém, o presidente parece ter conseguido um apoio insuficiente aos planos de tirar a economia mundial da dependência do dólar e estabelecer um "novo Bretton Woods".

"A França não deseja questionar o papel do dólar", disse Sarkozy, em um reconhecimento da forte resistência de Washington.

Blog livre= Sarkozy ataca o preço das commodities que é base das exportações brasileiras. Dilma declarou através do PIG que os aviões de Satkozy iriam para último lugar da fila na preferência e outras bobagens. O Brasil tem se apequenado no governo Dilma onde a vassalagem para o EUA é a prioridade...E o G20 ganhou importância com Lula e Sarkozy

Nenhum comentário:

Postar um comentário